domingo, 3 de junho de 2012
Dicas e sugestões básicas
Confira algumas dicas básicas para fotografar o que quiser.
1. Posicione a câmera, levando em consideração a melhor posição diante de qualquer luz ou seja em perspectivas diferentes, mais perto do chão ou a nível da nossa altura. Lembre-se que o assunto a ser fotografado, pode ou não ficar fora do visor, dependendo do efeito que desejar;
2. Observe, além do objeto a ser fotografado, se o que está ao redor vale a pena sair na foto. Cuidado com câmera que têm o recurso auto-foco, que centraliza a foto automaticamente
3. Enquadre a foto dentro do retângulo no visor ou no ecrã de sua câmera, lembre-se que muitas câmeras não têm 100% de cobertura ou seja tudo que aparece no seu visor pode ou não aparecer consoante a percentagem que tem a sua câmera ( verifique no seu manual sobre isso).
4. Segure firme a câmara (se puder apoiá-la em algum lugar, melhor) e tente não passar da velocidade de 1/60 seg. pois por norma abaixo dessa velocidade a hipótese de suas fotografias ficarem tremidas aumentam muito, se mesmo assim quiser fotografar abaixo dessa velocidade utilize um tripé e um cabo disparador para que os resultados sejam satisfatórios.;
5. Pronto. agora é disparar e esperar pelos melhores resultados.
Dicas úteis:
- A luz deve iluminar o que quer fotografar. Se não puder mudar a posição, use o flash;
- Evite usar flash automático quando tem a luz no sentido contrário;
- Para fotografar à noite, leve em consideração a distância que o flash da câmara aguenta e deixe a velocidade da câmara lenta ou seja tecnicamente falando as guias, quando maior for o número ( exemplo 60) mais alcance terá a mesma.
- Se a camera tiver o dispositivo contra olhos vermelhos, utilize-o. Ele aciona uma luz parecida com o flash
- Mantenha uma distância mínima de 1,5 metros do que quer fotografar e evite inclinar a câmara para fotografar algo que não esteja na mesma altura que a sua. Prefira se agachar ou subir em algo, esteja sempre ao nível do que quer fotografar ( salvo algumas excepções em que a veia artística fala mais alto e se sabe o que se está a fazer);
- Se tem tripé, use-o sempre que possível quando usar velocidades baixas ( como.expliquei no ponto 4);
- Use a regra dos terços, (tema que numa próxima edição poderemos aprofundar) as regras também podem ser quebradas, mas para o fazer teremos de a conhecer.
- Evite usar o zoom à noite , ela cria demasiados ruídos e estragam a sua foto (no caso de uma fotografia de longa exposição);
Qual é a luz ideal para fotografar?
Dê sempre uma volta ao refor do que quer fotografar, antes de apertar o botão. Repare de onde vem a luz do sol e dê as costas para ela. Assim seus alvos serão iluminados. A menos que tenha uma câmera digital com o dispositivo “contra-luz”, o qual dispara o flash na hora do clique. Ou dispare o flash (mesmo que seja dia). Já se quiser um efeito silhueta, no qual o objeto fotografado vira uma espécie de sombra preta, fotografe na contra-luz sem problema e não utilize nenhum dispositivo back light da câmera. Isso ocorre porque a câmera percebe onde há mais luz e se regula para essa intensidade. Daí, tudo o que for menos luminoso ficará escuro.
Como proteger minha câmera?
As objetivas com um filtro UV impedem os arranhões. Se for para a praia, rio ou cascatas, leve também uma mochila a prova de água e toalha. Assim, evitará o contato da areia e dos dedos molhados com a câmera.
O enquadramento é importante para tirar uma boa foto?
O melhor é ter criatividade. Para mudar o monótono esquema “linha do horizonte no meio da foto”, imagine o visor dividido em três partes iguais, na horizontal. Então, enquadre a linha do horizonte no terço inferior ( simplificado é a regra dos terços que mais acima vos falei). Assim, a imagem ganha amplitude. E preste atenção ao fundo, procurando limpá-lo. Por exemplo, ao fotografar uma pessoa, tente não fotografar com um poste ou árvore atrás, porque vai parecer que algo está a nascer em sua cabeça.
Fotografar de um bom ângulo é fundamental?
Se perceber que vai “cortar” a cabeça do fotografado ou que vai acabar por esconder o que pretende mesmo mostrar, mude de lugar antes de apertar o botão da câmera. Por exemplo, suba num lugar para ter visão panorâmica ou baixe-se para exibir o céu ao fundo.
Qual é o corte ideal de uma foto?
Tenha em mente que aquilo que a câmera fotografa não é exatamente o que vê no visor em alguns casos, ( também falado mais acima), pelo bom motivo de que a objetiva da câmera não está na mesma posição que seu olho. Esse desvio se chama paralaxe e, para compensá-lo, é preciso enquadrar sua foto dentro da linha tracejada que se vê no visor ( isto só acontece em câmeras mais antigas, as novas câmeras digitais muitas já vêem com os 100% relativo ao que vemos no visor e o que vai aparecer na fotografia) . Caso contrário, cortará a cabeça ou os pés de quem estiver a fotografar – fato, aliás, muito comum. Esta regra não vale para as câmeras profissionais reflex.
Existe melhor horário para fotografar?
O ideal para fotografar é o mesmo como ir a praia, até às 10 da manhã e depois das 3 da tarde, quando a luz está lateral e suave – e não clara e “dura”. Dentro do “horário proibido”, a câmera tende a fechar o diafragma, assim como as pessoas franzem os olhos quando o sol está forte. Por isso, os tons claros escurecem. Para fotografar pessoas, essa hora também é péssima, porque produz sombras de cima, que enfeiam os rostos. Caso este seja o único horário possível para a foto, use o flash para preencher as sombras.
Texto: Valdemar Traça
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário